segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Casal Responsável de Equipe: Eleição em outubro

ELEIÇÃO DO NOVO CASAL ESPONSÁVEL DE EQUIPE PARA 2012


Como é de conhecimento, os Setores preparam e enviaram através do correio uma carta e um texto para motivar a reflexão para escolha do novo casal.No entanto, em virtude da greve dos correios, provavelmente esse material não chegará em tempo hábil para todos os casais.
Transcrevemos abaixo a carta e texto para reflexão:

Querido Casal Equipista:


Outubro é o mês de elegermos o Casal Responsável da nossa Equipe para o próximo ano.
É importante termos a consciência de que quando fizemos a nossa opção para integrar uma Equipe de Nossa Senhora, assumimos também o compromisso da responsabilidade e do serviço ao Movimento.
Para que possamos nos preparar espiritualmente e nos abrirmos ao chamado para acolhê-lo com muita alegria e disponibilidade, enviamos para reflexão o texto anexo.
Tomamos a liberdade também de enviar algumas orientações para escolha do Casal Responsável de Equipe (Páginas 13 e 14 do Manual do Casal Responsável de Equipe)
Escolhe-se aquele casal que pensamos ter as melhores condições de animar a equipe naquele ano. Só excepcionalmente um casal pode ser reeleito para outro ano consecutivo.
 Leva-se em conta o bem da equipe, sem preferências pessoais. A escolha deve ser do agrado do Espírito Santo, por isso o invocamos antes de decidir quem escolher.
O CRE não é indicado por sorteio nem por rotatividade.
 O voto é individual e secreto, após discernimento em oração. A apuração é feita em segredo pelo SCE (que não vota). Ele anuncia o casal escolhido sem revelar a proporção dos votos nem se outros foram votados.
Os eleitos serão acolhidos como o casal “ungido” para o serviço da equipe naquele ano e todos se disporão a cooperar para o crescimento da equipe.
 Como sugestão realizar essa eleição após um momento de espiritualidade, devido a sua importância da escolha, podendo ser realizada após a oração da equipe, os votos podem ser colocados sob os pés de Maria para posterior leitura a fim de não alterar a continuação da reunião; ou então outro momento que a equipe encontre mais oportuno, mas jamais deixar de se iniciar com uma oração, uma ruptura para esse momento, através do Espírito Santo para essa condução.
 Ao novo casal eleito seguem as datas dos próximos compromissos:
Pré-Eacre: 26 de novembro 2011.
Missa de Posse: 05 de dezembro de 2011.
Eacre 2012: 11 e 12 de fevereiro 2012.


Que Deus ilumine a todos nós nessa escolha. Aqueles escolhidos as nossas orações.

Edilaine e Gerson – Setor A/ Haydée e Gutierrez – Setor B


FAÇAM A ESCOLHA ILUMINADOS PELA FÉ

Texto de autoria do Padre Flávio Cavalga de Castro –Set/ 2008.)

Mais uma vez as Equipes irão fazer a escolha do seu Casal Responsável.

Afinal, na tradição equipista encontramos duas idéias: as responsabilidades são temporárias e todos devem estar disponíveis para essas responsabilidades.
Parece-me que seja raro algum casal se manter agarrado a uma responsabilidade. Talvez mais comum seja a tentação da fuga.
É tão fácil encontrar um pretexto: não temos jeito, não temos tempo, fomos responsáveis há pouco tempo, agora estamos numa fase meio difícil, nossa espiritualidade anda baixa. Aproveitando mais ou menos a idéia de um antigo escritor ( se não me engano, Santo Agostinho) temos de dizer para nós e para todos na Equipe: “Se não tem jeito, arranje jeito; se não tem tempo, arranje tempo; se a espiritualidade está em baixa, levante-a; se os tempos estão difíceis,pensa mais em Deus e nos outros; se foi responsável há pouco tempo, vai mandar Deus voltar mais tarde?”
Para o casal essa é sempre uma oportunidade de renovação, de vivência mais profunda, de dedicação maior. Sem dizer que é uma oportunidade ótima para conhecer mais o Movimento, participar de encontros de formação, assumir a co-responsabilidade no Colegiado, ampliar os contatos fraternos também fora Equipe.
Ah, sim é claro. É também uma ótima ocasião para dar um pouco, depois de ter recebido tanto, desenvolver a capacidade de compreensão e diálogo, crescer tendo de fazer os outros crescer. Não perca a oportunidade por preguiçosa, falta de coragem disfarçada, de modéstia.
E mesmo a Equipe, não pode perder a oportunidade oferecida pela escolha do Casal Responsável. Podem começar fazendo uma revisão de vida da Equipe: Quais as falhas que precisam ser corrigidas? Quais são os pontos positivos que precisam ser desenvolvidos? Qual o casal mais indicado para isso? Não procurem o mais desocupado, nem o mais tolerante, nem o mais manso, nem o mais inodoro. Procurem que os possa desafiar, trazer idéias novas, esporear, animar.
Não procurem casal santo demais – por que não o acharão, ou não o suportarão, nem imaginem que a função do Casal Responsável seja posto de recuperação para casais em crise, ou prêmio de consolação para desiludidos.
Façam a escolha iluminados pela fé, movidos pelo amor, na esperança certa de quem confia que Deus nos salva e santifica através de nossos irmãos e irmãs. E não façam do Casal Responsável cabide de responsabilidade que são de toda a Equipe.
Deus ajude nossas Equipes e os novos Casais Responsáveis.











Nenhum comentário:

Equipes de Nossa Senhora